Posso falar por mim mesma que se no Brasil minha estação predileta era o inverno, aqui eu vou com a maioria geral e fico aguardando ansiosa pelo verão, estação que tenho amado com todas as minhas forcas. <3 Sim...como tudo na vida a gente tende a amar mais oque nao costuma ter...Freud explica.
Pelo calendario o verão aqui começa no mes de junho e termina em agosto, a temperatura media e de 25 C, porem e sempre imprevisível pois ha anos em que o verão e ótimo ( que gracas a deus e o caso de 2016) e tem anos em que o calor nao da as caras e o frio permanece, como no ano passado.
Quando voce acaba de sair de um inverno de -15 C e os dias sao escuros e com neve, o calor que o verão proporciona e os dias ensolarados ate onze horas da noite fazem com que a gente se sinta na obrigação moral de aproveitar ao Maximo cada dia e a regra geral e simples: Ficar em casa nem pensar.
Os escandinavos ja tem uma experiencia secularmente herdada de como aproveitar ao Maximo um dia de calor, pois nao faltam coisas para fazer. O post de hoje e sobre como o povo nórdico aproveita o verão, pela perspectiva de que aqui, esses dias sao escassos e ansiosamente esperados.
Tomar sol em qualquer oportunidade e a lei n 1
Nao importa se e no parque, no banco da rua, na beira do canal ou na praia. Tire a roupa e tome sol.
A Dinamarca nunca teve problema com nudismo e niguem aqui precisa fazer cerimonias, dispute um dos concorridos lugar ao sol, tire a roupa e aproveite.
Absolutamente ninguem quer ficar em casa nessa epoca do ano( afinal temos 08 meses de frio para aproveitar o aconchego do lar ), portanto quando o sol aparece a população sai em uma onda massiva para sentar ou deitar no sol, inclusive para tentar absorver alguma vitamina D. Parece brincadeira mas nao e, em pesquisas recentes feitas no norte da Europa, devido a falta de luz no inverno, mais de metade da população aponta carencia dessa vitamina, por exposição insuficiente a luz solar
Sentar proximo a agua, nos portos ou canais de Nyhavn
A Escandinavia e circulada por mares, em especial a Dinamarca que e composta por ilhas, portanto aproveitar a vista nos portos ou canais enquanto se reune com os amigos, sem ser congelado pelo vento frio insuportável que bate no restante do ano e sempre uma boa combinacao, logo ninguem desperdiça. Eu sempre que posso estou por la, ja que a energia e ótima e a vista e linda.
Uma das coisas que eu gosto muito nos países nórdicos e isso, voce nao precisa necessariamente fazer algo para se "distrair" o tempo todo, sentar no sol, escutar o som do mar e das gaivotas ja faz voce se sentir bem e todo mundo desfruta desse mesmo momento em um tipo de contentamento coletivo.
Improvisar churrasco no parque
Churrasqueiras descartáveis e portáteis sao vendidas em todos os supermercados a preços bem acessíveis, juntar os amigos nos parques para fazer um barbecue e confraternizar e praticamente tradição aqui, mas nao se enganem, a concepção de churrasco na europa sao salsichas e nao pecas de carne. Picanha entao, so em sonho ou restaurantes especificos.
Usar aquelas roupas de verão, que por 08 meses voce ate esquece que tem
Isso explica o por que de nos garotas sairmos todo santo dia de top ou vestidinho mesmo quando esta fazendo 15 C e os turistas que visitam a cidade estarem vestindo jaqueta e cachecol.
Porem como os dinamarqueses orgulhosamente gostam de responder essa questão " Nos somos vikings e sangue viking nao sente frio" Particularmente15 C eu considero um dia quente.
Se encantar com o Sol da meia noite
A Escandinávia fica quase na ponta do planeta, na pratica isso significa que o horario solar aqui nao funciona como no restante do mundo. No inverno os dias sao escuros, por causa do movimento de rotação do planeta em oposição ao sol, no apice do inverno o sol basicamente nao nasce. Clareia um pouquinho por volta de meio dia e escurece de vez as tres da tarde, porem no verão o oposto tambem e verdadeiro. O sol nasce as 02 da madrugada como na foto acima que eu tirei atras do castelo, e se poe a meia noite, oque faz com que as 00:00 o ceu ainda esteja rosado, oque e chamado de sol da meia noite, como na foto do snap que eu fiz abaixo.
Essa epoca do ano e perfeita para aproveitar o dia, pois da a impressão de que sao longos e que da para fazer uma porção de coisas. Eu particularmente adoro, o unico lado negativo e quando voce volta de umas festa, tenta dormir e nao consegue por que os passaros ja estao cantando e o sol invade a sua janela.
Aproveitar para tomar Sorvete sem sentir o sangue congelar
Praia
Foi difícil encontrar uma foto que eu tivesse tirado em que todas as pessoas estivessem vestidas e eu pudesse colocar no blog.
O top less na Dinamarca e permitido por lei e diria que a maioria das mulheres faz...desde as jovens ate as senhoras de idade. Por aqui isso e encarado com naturalidade e eu nao esperaria nada menos de um pais evoluído. Nao basta apenas o topless ser legalizado, tem que haver tambem maturidade das pessoas que convivem em uma sociedade para nao ficarem encarando ou olhando umas as outras e nesse ponto a Dinamarca sai a frente, pois o povo e bem discreto e reservado.
Os nórdicos tem uma relação muito saudável com seus proprios corpos e nao se chocam com nada relacionado ao nudismo. Tem inclusive uma corrida que acontece nessa epoca do ano, onde os participantes correm pelados, mas vou deixar esse assunto para outro post. Na lei muitas praias aqui permitem o nudismo, contudo para ser franca eu acredito que isso e uma realidade ja aplicada na pratica de todas as praias, uma vez que os escandinavos nao tem aquele pensamento brasileiro de "biquine ser socialmente aceito, mas calcinha nao" Quem chega na praia e nao tem biquine tira as calcas e e vai nadar de cueca...se a cueca for branca ja viu ne?
Lembro que um dos meus namorados quando foi me visitar no Brasil, na epoca em que eu estava morando la causou um rebolico geral. Dirigimos ate o Rio de Janeiro, Paraty e em uma das paradas turisticas que era uma cachoeira aberta para banho ele simplismente tirou as calcas e pulou na agua de cueca. Na hora eu fiquei um pouco sem reação pois as pessoas se espantaram e quando eu falei para ele que nao e socialmente aceito no Brasil nadar com roupa intima ao inves de biquine, ele simplismente me deu a resposta que mais define o pensamento dinamarques em relacao a isso: " Mas isso e um problema deles e nao meu" e continuou nadando. Isso e oque define o pensamento geral de um dinamarques " Se algo ofende seus olhos nao olhe, mas eu vou continuar fazendo"
Festivais de rua
Durante o verão a Dinamarca e tomada por festivais de rua, desde eventos gastronômicos, artisticos e principalmente musicais. Tem para todos os gostos. Uma vez por ano acontece um dos maiores eventos de musica gratuitos da cidade, o Distortion onde djs param em diferentes pontos da cidade e a o povo vem para as ruas, lotando tudo conforme foto acima pois vira uma grande festa. E um evento longo que dura geralmente 04 dias.
E essas sao as principais maneiras de aproveitar essa estacao na Dinamarca. Ao modo viking sao tres regras básicas: Arrumar um lugar no sol, ir para festa e improvisar churrascos...E nunca, nunca desperdiçar um dia bonito dentro de casa :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário